Pages

Translate

What do you seek?

Wednesday, February 29, 2012

O sal dá vida!


Todo mundo sabe que adoro comer. Mas, também adoro falar sobre comida. Ah, todo mundo já sabe disso também...!

Lembra do curso de meditação que fiz e que tínhamos que observar a regra do Nobre Silêncio? No último dia do curso, o Nobre Discurso era permitido e tive o prazer de ter uma conversa interessante com uma moça sobre "aditivos alimentares" e "percepção de sabores".

Aqui na Austrália, a maioria dos consumidores rejeita alimentos que contenham qualquer tipo de aditivo "não-natural". Por exemplo, um pacotinho de sopa tipo Maggi de cogumelo não pode conter como ingrediente intencional o glutamato monossódico - também conhecido como msg e ajinomoto. Naturalmente, cogumelos contêm msg, e um dos ingredientes comuns em sopas desse tipo é o extrato de levedura que também é rico em msg. Então, o pacotinho de sopa acaba com um certo teor de msg que "não foi adicionado artificialmente". E o danado do msg, assim como o sal, é responsável por realçar os sabores naturais da sopa.

A conversa começou, claro!, depois que me apresentei como aromista. Daí, fluiu pros aditivos alimentares, e finalmente, para o cardápio das refeições servidas durante o curso. E, pra encurtar essa história, eu adorei a comida e ela não!

Eu não acreditei que ela não tivesse adorado a comida! Cardápio todo vegetariano, bem preparado, muito variado, obviamente bastante nutritivo e super aromático, super bem temperado. Eu simplesmente me empanturrava em cada refeição!

Ela argumentou que gosta de comida com bastante tempero, ervas e condimentos e que usa sálvia, tomilho, rosmarinho etc e tal. Intrigada, eu respondi que senti o sabor dessas ervas todas nos pratos servidos e que achei a combinação de temperos muito agradável e balanceada. Daí, ela, com uma cara confusa, comentou que também achou a comida "sem sal". Bingo!!

Havia sal e pimenta-do-reino à vontade na mesa do buffet porque, realmente, a comida tinha pouco sal. Mas, a coitada não reparou nisso e comeu comida "sem sal", nos dois sentidos! Uma pena porque, se o prato dela tivesse a quantidade certa de sal, ela teria adorado a comida tanto quanto eu, tenho certeza.

Fica a dica: preste atenção se a comida é ruim mesmo ou se está só faltando uma pitadinha a mais de sal. ;-)

PS: hipertensos devem ser cautelosos com essa dica! ;-)

No comments:

Post a Comment

Popular Posts